Brasília-DF

Atenção:

Informamos que a liberação dos resultados de exames de anatomia patológica realizados em Belém está temporariamente com atraso. Agradecemos a compreensão e estamos trabalhando para normalizar o prazo o quanto antes.

Atenção:

Confira abaixo o funcionamento do Sabin no feriado do dia 27/10: Segunda-feira, 27/10 – Feriado Municipal Atendimento e coleta: das 06h30 às 12h  

Atenção:

Fique atento e evite cair em golpes. Não utilizamos empresas terceiras ou cobramos quaisquer valores para a sua participação em nossos processos seletivos. Consulte sempre nossos canais oficiais.

Fique atento!

O Grupo Sabin alerta que não envia links para download de aplicativos, não solicita dados pessoais, bancários, senhas ou participação em sorteios. Também não realizamos cobranças via PIX, WhatsApp ou outros meios não oficiais. Todas as comunicações são feitas exclusivamente por meio dos nossos canais oficiais.

Atenção!

Informamos que, em virtude do feriado em celebração ao padroeiro da cidade, as unidades Sabin não funcionarão no dia 20/01/2025. Agradecemos a compreensão.

Voltar para todos os comunicados

Dengue x Gripe: Tire suas dúvidas sobre a vacinação

O Brasil está enfrentando uma onda de casos de dengue e o número de pessoas infectadas ou com suspeita da doença, cresce diariamente. Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) em 2024 e, com a chegada do outono (período de alta incidência de doenças respiratórias), a situação epidemiológica pode se agravar.

Nesse contexto, os cuidados preventivos com a saúde se tornam ainda mais importantes, como atualizar o cartão de vacinação. A Influenza (Gripe), por exemplo, é uma infecção respiratória comum nessa época e que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas todos os anos*, mas pode ser evitada por meio da imunização.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM.

_

Tem alguma dúvida sobre a vacinação contra essas doenças?

Confira algumas informações importantes:

Quem pode se vacinar contra a gripe?
Todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Pessoas com risco clínico e portadores de comorbidades**, gestantes e profissionais da saúde também devem se vacinar. Para idosos, é recomendada a vacinação com Efluelda.

O esquema para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes.

A partir de 9 anos: dose única anual.

**Doenças crônicas: respiratórias, cardíaca, renal, neurológica; Diabetes mellitus tipo I e II; Imunossupressão; Imunodeficiência; Transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias.

Para quem é indicada a vacinação contra a dengue?
Pessoas de 4 a 60 anos***, independente de já ter tido dengue ou não. Acima dos 60 anos de idade, é preciso ter pedido médico.

Esquema vacinal de duas doses com intervalo de 3 meses.

***Contraindicada para gestantes, lactantes ou nutrizes (amamentação), imunossuprimidos (congênito ou adquirido) e pessoas com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente contido na vacina.

Posso tomar a vacina da dengue (1ª ou 2ª dose) e da gripe ao mesmo tempo?

Não. O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma nota técnica em que orienta a não aplicar nenhuma vacina junto com a Qdenga. No caso da vacinação para gripe, o intervalo mínimo é de 24 horas.

Quem teve dengue entre as duas doses da vacina Qdenga deve seguir o esquema vacinal?

Sim. Quem teve dengue após a primeira dose também deve completar o esquema, respeitando o intervalo de 30 dias entre o início da doença e a aplicação da segunda dose.

Tive dengue e não tomei a nova vacina contra a doença. Ainda preciso me vacinar? Quanto tempo devo esperar?

Sim, o vírus da dengue possui sorotipos variados e a nova vacina (Qdenga) oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença alguma vez. Contudo, quem não se vacinou com Qdenga, deve esperar o intervalo de 6 meses após a infecção para se imunizar.

Quem está gripado pode tomar a vacina da gripe?

Pessoas gripadas se tiverem febre devem adiar a vacinação contra a doença e esperar a melhora dos sintomas.

Posso tomar a vacina da gripe se estou com ou já tive covid-19?

Para tomar a vacina da gripe, é preciso aguardar a recuperação total. Após o fim dos sintomas e do período de isolamento recomendado para pacientes com a doença, a aplicação da vacina é realizada normalmente.

A vacina da gripe protege contra a covid-19?

Não. A vacina contra a gripe é muito importante, mas não protege contra o coronavírus.

Mantenha-se protegido e não esqueça dos cuidados diários! Caso você ou alguém próximo apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor no corpo, busque acompanhamento médico.

Em Brasília-DF

Acessibilidade

Libras
Recursos Assistivos

Idiomas

Aguarde...

Buscando a regional mais próxima de você.
Ícone Contato

Posso ajudar?

Acesse nosso assistente virtual

Ícone Loja

Nossa loja on-line

Acesse nosso assistente virtual