01 dia
- BCG ID
- Hepatite B (HB) Pediátrica
Ação social é realizada nas unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde de todo o país até o dia 27 de junho
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua é a missão do Instituto Sabin, que há duas décadas desenvolve contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde a empresa atua, fomentando a inovação social”. A Campanha da Solidariedade é um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto, que neste ano, movimenta as 358 unidades para arrecadar cobertores, agasalhos e itens de higiene, até o dia 27 de junho.
A proposta é conseguir o máximo de itens possíveis, para que possam ser doados a instituições sociais que lidam com pessoas em situação de vulnerabilidade. “Há mais de dez anos engajamos essa campanha para incentivar a cultura da doação nas regiões que atuamos. Em 2024, conseguimos arrecadar mais de 6 mil peças com impacto direto em mais de 20 instituições sociais, em diferentes regiões”, explica Gabriel Cardoso, Gerente-Executivo do Instituto Sabin.
Além dos colaboradores do Grupo Sabin e voluntários do Instituto, clientes do Sabin Diagnóstico e Saúde também podem doar. As unidades contarão com um ponto de coleta sinalizado com os materiais da campanha (cartazes e caixas personalizadas).
“Por meio de um trabalho colaborativo, nossos voluntários se engajam e proporcionam resultados incríveis todos os anos. A expectativa deste não é diferente”, aponta Gabriel.
As instituições contempladas serão definidas em conjunto com as regionais, priorizando organizações locais indicadas por elas. A ideia é, sempre que possível, atender mais de uma instituição por regional, considerando critérios como atuação social, urgência das demandas e capilaridade de atendimento.
Criado em 2005, com 20 anos de atuação, e gerido sob governança independente, o Instituto é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) para o qual o Sabin destina o seu investimento social privado. A missão da entidade é promover o bem-estar, a prosperidade e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o grupo está inserido.
Com eixos estratégicos bem definidos, o Instituto Sabin privilegia a inovação e ações de impacto social. Em 2024, foram investidos R$ 4,5 milhões em 67 parcerias, programas e projetos, além de 98 parcerias estratégicas, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas e 261 organizações. Apenas em programas de saúde, foram distribuídos 21,6 mil exames gratuitos.
Participe!
Encontre a unidade Sabin mais próxima de você e contribua com agasalhos, cobertores e itens de higiene.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal agente causador de internações hospitalares por infecções respiratórias em bebês e idosos, podendo levar a sérias complicações e até mesmo a óbito, se a doença não for tratada a tempo.
Entre os problemas associados ao VSR, estão a bronquiolite e a pneumonia, que frequentemente acometem essa população, considerada mais vulnerável aos agravamentos respiratórios. A boa notícia é que é possível prevenir-se de algumas maneiras, como:
A vacinação é uma das maneiras mais simples e eficazes de proteger-se contra diversas doenças. Com o avanço da ciência e novas tecnologias, atualmente existem imunizantes disponíveis que protegem contra alguns subtipos do VSR e reduzem significativamente suas graves consequências em todas as idades.
A imunização dos bebês pode ser feita através da aplicação da vacina na mãe, durante a vigésima quarta e a trigésima sexta semana de gravidez, conferindo proteção desde o nascimento até os seis meses de vida da criança. Também há a opção do anticorpo monoclonal, aplicado em recém-nascidos de gestantes não vacinadas, que atua de forma rápida e direta contra o VSR, com efeito temporário.
Conheça opções seguras disponíveis no Sabin para proteger toda a família!
“No outono e inverno, é sempre igual”? Nesta época do ano, a gente já sabe: com a queda das temperaturas, é comum presenciar a proliferação das doenças respiratórias sazonais. Entre elas, uma das mais preocupantes é a pneumonia pneumocócica, que pode ocasionar sérias consequências principalmente aos grupos considerados de risco, como crianças pequenas, idosos ou pessoas imunocomprometidas.
Causada pela bactéria pneumococo, a pneumonia pneumocócica é uma infecção respiratória que afeta os pulmões, podendo levar a internações hospitalares e até mesmo ser fatal. Uma das melhores formas de se prevenir da doença ainda é a vacinação, que confere uma resposta imunológica essencial na redução dos sintomas e agravamentos.
Conheça opções seguras disponíveis no Sabin para proteger toda a família!
Com o objetivo de oferecer mais conforto e flexibilidade a você, o Sabin ampliou o horário de funcionamento da unidade Iguatemi, localizada no Lago Norte.
A partir do dia 7 de abril, o horário de atendimento passa a ser das 6h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana, o atendimento vai até às 19h, começando às 6h30 no sábado e às 7h no domingo.
Confira os novos horários:
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta: das 6h30 às 22h (coleta até às 20h)
Sábados: das 6h30 às 19h (coleta até às 19h)
Domingos: das 7h às 19h (coleta até às 19h)
Aplicação de Vacinas:
Segunda a sábado: das 6h30 às 19h
Domingos: das 7h às 19h
Exames de Imagem:
Segunda a sexta: das 6h30 às 22h
Sábados: das 6h30 às 19h
Domingos: das 7h às 19h
A Unidade Conceito Iguatemi Shopping fica no 1º Piso, Sala 101.
O herpes-zóster é uma doença comum, causada pelo mesmo vírus que provoca a catapora, e que pode resultar no que conhecemos popularmente como “cobreiro” em qualquer etapa da vida. Estudos científicos apontam que até 94,2% dos adultos brasileiros podem estar infectados com o vírus que causa o herpes-zóster.
Ele pode permanecer latente no organismo por longos períodos, apenas para ressurgir mais tarde, através de novas lesões em forma de pequenas bolhas extremamente dolorosas pelo corpo.
O herpes-zóster é prevenível por vacinação. Ela é indicada para adultos a partir dos 50 anos e pessoas imunocomprometidas, ou com risco aumentado de herpes-zóster, a partir dos 18 anos*.
Converse com o seu médico e entenda os benefícios de vacinar-se contra o herpes-zóster.
* Pessoas imunocomprometidas de 18 a 49 anos deverão apresentar pedido médico.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal agente causador de internações hospitalares por infecções respiratórias em bebês e idosos, podendo levar a sérias complicações e até mesmo a óbito, se a doença não for tratada a tempo.
Entre os problemas associados ao VSR, estão a bronquiolite e a pneumonia, que frequentemente acometem essa população, considerada mais vulnerável aos agravamentos respiratórios. Diante disso, chega ao mercado a vacina Abrysvo®, que protege contra os subtipos A e B do VSR e reduz significativamente suas graves consequências.
A imunização dos bebês é feita através da aplicação da vacina na mãe, durante a vigésima quarta e a trigésima sexta semana de gestação, conferindo proteção desde o nascimento até os seis meses de vida da criança. Além das gestantes, o imunizante é indicado para pessoas a partir dos 60 anos, público também considerado de risco.
Administrada em dose única por via intramuscular, a Abrysvo® é contraindicada para quem apresenta hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina. Para as gestantes, é necessário pedido médico.
Adquira a vacina na Loja Virtual do Sabin ou nas unidades de vacinação.
A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, foi declarada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela OMS em razão de um surto da doença na África.
Mais letal e contagiosa, a cepa do clado 1b atingiu novas províncias anteriormente não afetadas. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, baixa energia e gânglios linfáticos aumentados.
Comprometido em oferecer serviços de saúde com excelência, o Sabin Diagnóstico e Saúde está atento ao cenário epidemiológico global. Após análises de bioinformática realizadas pelo setor de Biologia Molecular, constatou-se que o nosso teste de detecção do vírus mpox por PCR é capaz de detectar a nova variante classificada no clado 1b.
Os nossos pesquisadores seguem atentos às atualizações científicas relacionadas ao assunto e monitoram as variantes virais em circulação no Brasil.
Estamos felizes em compartilhar uma grande novidade com você: o Sabin, referência em medicina diagnóstica, está de casa nova. A unidade está localizada em Alexânia, na Avenida Vale do Sol, Quadra 51, Lote 02, próximo à Igreja Imaculado Coração de Maria.
O Jeito Sabin de cuidar
Além da qualidade e agilidade já conhecidas, a nova unidade também conta com profissionais de confiança e ambientes preparados para proporcionar a você e à sua família o atendimento humanizado que merece. Confira alguns dos nossos diferenciais:
– Ampla carteira de convênios, para facilitar o cuidado com a sua saúde;
– Espaço Infantil, para tornar a experiência mais agradável e lúdica para os pequenos;
– Portfólio com mais de 3.500 tipos de exames, para que encontre tudo o que precisa em um só lugar.
Conheça os horários de funcionamento e faça-nos uma visita!
Horários de Funcionamento
– Segunda a sexta: das 6h30 às 17h
– Sábado: das 6h30 às 11h
Horários de Coleta
– Segunda a sexta: das 6h30 às 16h
– Sábado: das 6h30 às 10h
Conte conosco em todos os momentos!
Sabin, o seu cuidado é a nossa inspiração.
Há meio século, o Laboratório Carlos Chagas / Sabin Diagnóstico e Saúde vem desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade. Com uma trajetória marcada por excelência e confiança, conquistamos a credibilidade da classe médica e da população, tornando-nos referência em análises clínicas.
Nossa jornada é sustentada por pilares sólidos: uma estrutura física moderna e confortável, um quadro de profissionais altamente qualificados e treinados, e a adoção de rigorosos padrões de qualidade em todos os nossos processos. Esses elementos garantem a precisão e confiabilidade dos nossos resultados, fundamentais para o diagnóstico e tratamento adequado dos pacientes.
A integração com a classe médica é um aspecto essencial de nossa atuação. Mantemos uma comunicação aberta e colaborativa, fornecendo informações detalhadas e interpretando os resultados de forma a contribuir efetivamente para o trabalho dos profissionais de saúde. Essa parceria resulta em um atendimento humanizado, responsável e ético, que coloca o paciente no centro de nossas preocupações.
Mais do que um laboratório, somos um agente de transformação na saúde da população. Nossa missão vai além da realização de exames; buscamos constantemente inovar e aprimorar nossos serviços, sempre com foco no cuidado e na qualidade de vida de nossos clientes.
Ao longo desses 50 anos, construímos uma história de compromisso e dedicação à saúde, e é com orgulho que reafirmamos nosso valor e importância na sociedade. Seguimos em frente, inspirados pela confiança depositada em nós, prontos para enfrentar os desafios e continuar contribuindo para um futuro mais saudável e feliz para todos.
Jerolino Lopes Aquino
Diretor-sócio Laboratório Carlos Chagas / Sabin Diagnóstico e Saúde
O Brasil está enfrentando uma onda de casos de dengue e o número de pessoas infectadas ou com suspeita da doença, cresce diariamente. Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) em 2024 e, com a chegada do outono (período de alta incidência de doenças respiratórias), a situação epidemiológica pode se agravar.
Nesse contexto, os cuidados preventivos com a saúde se tornam ainda mais importantes, como atualizar o cartão de vacinação. A Influenza (Gripe), por exemplo, é uma infecção respiratória comum nessa época e que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas todos os anos*, mas pode ser evitada por meio da imunização.
*Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM.
_
Tem alguma dúvida sobre a vacinação contra essas doenças?
Confira algumas informações importantes:
Quem pode se vacinar contra a gripe?
Todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Pessoas com risco clínico e portadores de comorbidades**, gestantes e profissionais da saúde também devem se vacinar. Para idosos, é recomendada a vacinação com Efluelda.
O esquema para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes.
A partir de 9 anos: dose única anual.
**Doenças crônicas: respiratórias, cardíaca, renal, neurológica; Diabetes mellitus tipo I e II; Imunossupressão; Imunodeficiência; Transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias.
Para quem é indicada a vacinação contra a dengue?
Pessoas de 4 a 60 anos***, independente de já ter tido dengue ou não. Acima dos 60 anos de idade, é preciso ter pedido médico.
Esquema vacinal de duas doses com intervalo de 3 meses.
***Contraindicada para gestantes, lactantes ou nutrizes (amamentação), imunossuprimidos (congênito ou adquirido) e pessoas com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente contido na vacina.
Posso tomar a vacina da dengue (1ª ou 2ª dose) e da gripe ao mesmo tempo?
Não. O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma nota técnica em que orienta a não aplicar nenhuma vacina junto com a Qdenga. No caso da vacinação para gripe, o intervalo mínimo é de 24 horas.
Quem teve dengue entre as duas doses da vacina Qdenga deve seguir o esquema vacinal?
Sim. Quem teve dengue após a primeira dose também deve completar o esquema, respeitando o intervalo de 30 dias entre o início da doença e a aplicação da segunda dose.
Tive dengue e não tomei a nova vacina contra a doença. Ainda preciso me vacinar? Quanto tempo devo esperar?
Sim, o vírus da dengue possui sorotipos variados e a nova vacina (Qdenga) oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença alguma vez. Contudo, quem não se vacinou com Qdenga, deve esperar o intervalo de 6 meses após a infecção para se imunizar.
Quem está gripado pode tomar a vacina da gripe?
Pessoas gripadas se tiverem febre devem adiar a vacinação contra a doença e esperar a melhora dos sintomas.
Posso tomar a vacina da gripe se estou com ou já tive covid-19?
Para tomar a vacina da gripe, é preciso aguardar a recuperação total. Após o fim dos sintomas e do período de isolamento recomendado para pacientes com a doença, a aplicação da vacina é realizada normalmente.
A vacina da gripe protege contra a covid-19?
Não. A vacina contra a gripe é muito importante, mas não protege contra o coronavírus.
Mantenha-se protegido e não esqueça dos cuidados diários! Caso você ou alguém próximo apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor no corpo, busque acompanhamento médico.